Instituto de Engenharia: Rumo ao centenário

Neste ano, em 13 de outubro, o Instituto de Engenharia completará 100 anos. Conheça um pouco dessa história e faça parte do rol de engenheiros que ajudaram a construir o Instituto de Engenharia e participaram de grandes obras que contribuíram para o desenvolvimento do País.

A história do Instituto de Engenharia começa nos anos 10, mais precisamente em 1911, quando três projetos polêmicos foram mostrados ao Barão de Duprat, recém-empossado na prefeitura de São Paulo, e ele chamou um arquiteto francês para executá-lo, o que indignou os representantes nacionais da categoria.

Os projetos para a nação brasileira surgiam a cada dia e para empreendê-los, os engenheiros precisavam estar organizados. Foi então que, em 1º de julho de 1916, um grupo de engenheiros se reuniu e fez um abaixo-assinado com o objetivo de fundar, na Capital paulista, uma associação.

Em 13 de outubro de 1916, os engenheiros Francisco Pereira Macambira, Antonio Francisco de Paula Souza, João Pedro da Veiga Miranda e Rodolpho Baptista de S. Thiago em reunião, na Escola Politécnica da USP, formaram a diretoria provisória do Instituto de Engenharia, uma sociedade civil sem fins lucrativos, com a proposição de “defender os direitos da categoria e dos interesses da classe, a regulamentação e a cooperação profissional e o posicionamento frente a questões nacionais”.

O primeiro presidente eleito foi o professor Francisco de Paula Souza, e a sede foi instalada no Largo da Sé, 3, posteriormente transferida para a rua da Quitanda,12 e, em seguida, à rua Libero Badaró, 54.

Logo depois, em 15 de fevereiro de 1917, foi assinada a ata de criação do Instituto de Engenharia, com a missão de promover a engenharia em benefício do desenvolvimento e da qualidade de vida da sociedade.

No Estatuto, os principais objetivos eram o atendimento a toda ordem de estudos técnicos, a regulamentação da profissão e a manutenção de uma publicação periódica para divulgar trabalhos profissionais, nacionais e estrangeiros, pareceres e notícias do Instituto. Neste momento, havia 276 associados.

Várias idéias importantes nasceram no Instituto de Engenharia, que ficou conhecido por suas ações, destacando-se a utilização do álcool como fonte de energia.

Desde sua fundação, são solicitados estudos, pareceres, visitas técnicas, conferências, projetos e atendimento aos governos.

Anos 20
Em 1925, foi construída sua primeira sede própria, na rua Senador Feijó.

Anos 30
Participou ativamente da Revolução Constitucionalista de 32, e instalou, em sua sede, um posto de alistamento.

O Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea) e os diversos Conselhos Regionais (Creas) foram criados, no Instituto, para regulamentar a profissão. Neste momento, o recém- fundado Sindicato dos Engenheiros, teve sua primeira instalação no Instituto de Engenharia.

A sede de campo era montada às margens da represa Billings, e era criada, também, a Revista Engenharia.

Anos 40 e 50
Em 1955, acompanhado pela Fiesp e pelo Sesi, o Instituto de Engenharia foi para uma sede maior, o Palácio Mauá, onde ficou até a década de 80, quando se mudou para o bairro da Vila Mariana.

A instituição sempre esteve conectada às questões mais atuais, em cada época da história do Brasil, desde a estrutura física de cada cidade até as questões políticas mais importantes.

Apoiou a criação de novas escolas de Engenharia, além de participar ativamente no progresso brasileiro, no que diz respeito à construção de estradas e ferrovias.

Anos 60 a 80
Trabalhou para que a engenharia no Brasil tivesse avanço tecnológico e fosse reconhecida mundialmente.

Assim, entre outras já atuantes, criou uma divisão técnica que incentivava a exportação de serviços de engenharia.

O primeiro avião nacional e o metrô de São Paulo tiveram suas obras idealizadas e acompanhadas pelo Instituto de Engenharia, bem como obras de diversos outros segmentos.

Anos 90
Quando as teses do desenvolvimento sustentável ganharam espaço, imediatamente passaram a ser defendidas pelo Instituto de Engenharia.

Século XXI
Com o início do novo século, o Instituto de Engenharia reformulou seu papel como interlocutor da sociedade civil, para que suas propostas fossem ouvidas, discutidas e aperfeiçoadas, com penetração nos vários segmentos da sociedade.

Faz-se a criação do Jornal do Instituto de Engenharia e a reorganização do site oficial, que pretende ser um centro de integração e referência e para todo o Brasil.

Fonte: Instituto de Engenharia