O efeito dos ventos em prédios altos de alvenaria estrutural

O politécnico José Luiz Pereira (civil, 1960), apresentará sua palestra no Instituto de Engenharia.

Data: 27 de abril de 2017
Horário: 20h00
Local: Instituto de Engenharia – Av. Dr. Dante Pazzanese, 120

Abordagem:
1) Deformações das alvenarias – estabelecimento dos parâmetros e critérios.
2) Comportamento das alvenarias submetidas a cargas verticais e horizontais.
3) Paredes com aberturas: rígidas, pórticos e isoladas.
4) Torção no plano da laje.
5) Exemplo prático real do cálculo de um edifício com 18 pavimentos.
6) Pórticos de alvenaria em edifícios já executados, com 17 e 20 pavimentos.
7) Edifício para escritórios com laje plana livre de paredes e pé direito duplo.
8) Edifício esbelto com 24 pavimentos e paredes tracionadas superarmadas.

Transmissão ao vivo da palestra pelo site do Instituto de Engenharia – www.iengenharia.org.br (para assistir à transmissão da palestra, não é necessária inscrição).

Sobre o palestrante
Eng. José Luiz Pereira

Engenheiro Civil pela EPUSP -1960 – como aluno estagiou um ano e meio com os Engºs Milton Mautoni e Péricles Brasiliense Fusco; formado, montou seu próprio escritório de projetos estruturais e construções atuando assim por três décadas.
Em fins de 1969 tomou conhecimento da Alvenaria Estrutural e Armada que já estava sendo desenvolvida a alguns anos nos EE.UU. – foi então o começo de sua especialização, inicialmente em projetos racionalizados e construções próprias e para terceiros e, posteriormente, apenas com projetos, que continua até hoje. Em todo esse tempo acumulou experiência notável na área devido às centenas de projetos executados que incluem alguns milhares de prédios repetidos, pois o sistema permite, por suas características especiais, alto índice de racionalização aliado à ótima qualidade, grande velocidade e baixo custo de execução, sem investimentos em equipamentos dispendiosos ou formas.
Atualmente, está direcionado à divulgação de seu know-how. Assim, escreveu seu livro mais atual “Alvenaria Estrutural” com ênfase no cálculo de vento e efeito de arco em obras já executadas, pontapé inicial para um conjunto de palestras patrocinadas pelo Instituto de Engenharia e que serão programadas oportunamente.