Alunos da Poli e de 5 outras faculdades estrangeiras desenvolveram um veículo portátil voltado para idosos que vivem em grandes cidades brasileiras. O Projeto PUMA (Personal Urban Mobility Access) é um desafio de dois anos proposto pelo programa PACE (Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education), promovido pela General Motors, Siemens PLM Software, Autodesk, Oracle e Hewlett Packard Enterprise (HP).
O desafio do projeto atual foi o da concepção de um veículo especialmente voltado para o público de terceira idade para pequenas distâncias.
O 2017 PACE Global Annual Forum aconteceu entre os dias 23 e 27 de Agosto em Toluca, México e contou com a participação de estudantes e universidades de 12 países ao todo, divididos em 6 times. A USP cooperou em seu time com universidades da Índia, Alemanha e Estados Unidos, além do Instituto Mauá de Tecnologia, no ABC Paulista.
Para a competição, o time estudou cuidadosamente o mercado brasileiro e as grandes cidades, com foco na cidade de São Paulo, assim como a população idosa em crescimento e apresentou duas propostas de veículo portátil “last mile” buscando atender os requisitos da competição.
Como resultado de um ano longo de dedicação e estudo, superando obstáculos como cultura, distância e idioma, os brasileiros voltaram para casa com os seguintes prêmios:
1º lugar em Customer Insight
2º lugar em Industrial Design
2º lugar em Manufacturing Engeneering
Com esses prêmios, os brasileiros atingiram o segundo lugar geral e voltaram para o Brasil ainda mais motivados para o segundo ano de projeto. Para 2018, os estudantes devem recolher os frutos do último ano, aprimorar seus projetos e apresentar um protótipo funcional para a banca.
O Brasil é o único país da América do Sul que participa do PACE e tem como representantes, além das universidades já citadas, USP e Mauá, o Centro Universitário FEI.
As 3 universidades se reúnem novamente em 2018, na sede da General Motors em Michigan, EUA, local do próximo PACE Global Annual Forum.
Fonte: Car.blog.br