Best BerryA expansão acelerada do mercado de box de assinaturas já não é mais novidade para ninguém. Hoje é possível encontrar o serviço nas mais diversas categorias, como cosméticos, bebidas, alimentos, livros infantis e até pimentas. Até o momento, porém, poucas são as empresas que se destacam no mercado, como a Glambox (beleza) e a ClubeW (vinhos), que alcançaram um grande crescimento e viraram referências em suas categorias.

Agora, mais uma companhia se torna parte desse grupo: a startup do ramo de alimentação saudável Best Berry, que ampliou seu faturamento em mais de 500% apenas 6 meses após receber um investimento anjo de R$700 mil. Com sede em São Paulo, a Best Berry entrega mensalmente um box de snacks 100% naturais e saudáveis, com alimentos integrais, sem lactose, sem glúten, veganos e orgânicos. A perspectiva é a de que a empresa entregue mais de um milhão de snacks em 2016.

Advisory Round – Trazendo investidores que agregam mais que apenas dinheiro

Para atingir um crescimento sustentável sem abrir mão dos ideais dos fundadores, a Best Berry optou por fazer uma rodada de investimento anjo conhecida como advisory round, que reúne investidores chave capazes de agregar, além de capital, outras sinergias e experiências valiosas. A rodada teve investimento direto conjugado com a captação em crowdequity na plataforma Broota, em sindicado liderado por Fabio Póvoa – investidor anjo, co-fundador da Movile e professor de empreendedorismo na Unicamp. “É raro ver uma nova empresa de serviços de alimentos crescer tão rapidamente como a Best Berry”, diz Póvoa, sobre o motivo pelo qual se interessou pela empresa.

Outros investidores de destaque foram Bruno Yoshimura – co-fundador e CTO do Kekanto e Investidor do mercado de Assinaturas desde 2012; Eduardo Glitz – CEO e Fundador XP Investimentos e Partner StartSe; Otávio Ferreira – Monashees Venture Advisor e EX-Naspers; Theo Lima – Twitter Head of Key Accounts; Gustavo Kataguiri – Gestor dividendos Vinci Partners, e Thiago Harada, analisa internacional do Fundo Verde. Harada, inclusive, chamou atenção para o fato de ser este o melhor momento de investir na Best Berry:

– Pelo comportamento histórico de outros mercados, sabemos que o tipping point do mercado de alimentação saudável é agora.

Gustavo Kataguiri, gestor do maior fundo de dividendos do Brasil pela Vinci Partners, acredita no modelo diferenciado dos e-commerces de assinatura. “Como gestor de dividendos, gosto de empresas que geram caixa, e a BestBerry tem um modelo peculiar que permite a lucratividade ao longo do crescimento, bem diferente dos e-commerces tradicionais que só consomem caixa”, explicou.

O surgimento da Best Berry

A inspiração para criar a Best Berry surgiu no final de 2014, quando Inessa Nakao, uma das fundadoras, estava treinando para a maratona da Muralha da China e enfrentou uma grande dificuldade em encontrar snacks saudáveis e realmente gostosos. A solução para o problema foi a criação de um site que vendia barras de cereais personalizadas. Surgiu então a Mix My Bar, empreendimento que teve sucesso instantâneo com os clientes, mas se viu limitado pela baixa escalabilidade.

A solução para a dificuldade no crescimento acabou vindo do mercado norte-americano, quando Alberto Sasaki, marido de Inessa, conheceu a NatureBox, líder em assinaturas de box de snacks saudáveis nos EUA. Naquela época, a empresa crescia sem parar e previa encerrar 2014 com aproximadamente 250 mil assinantes, e hoje já recebeu investimentos de mais de USD 58 milhões. Foi a partir desse modelo e inspiração, que Alberto e Inessa resolveram transformar a Mix My Bar na Best Berry.

A grande aposta: largar o mercado financeiro para empreender

No final de 2015, Alberto Sasaki largou a sua carreira segura como Credit Risk Manager no Itaú BBA para entrar com tudo no negócio da Best Berry, enquanto seus colegas de trabalho o consideravam louco. Em pouco tempo a aposta se mostrou correta e reforçou a ideologia seguida pelo executivo de que, hoje, “arriscado é não enfrentar o risco”.

Tendo o crescimento como objetivo, Alberto buscou no mercado de empreendedorismo brasileiro um co-fundador que o ajudasse a escalar e trouxesse experiências complementares para o negócio. Bruno Yoshimura, advisor da companhia, o ajudou a encontrar a pessoa perfeita:

– O mercado de e-commerce de assinatura precisa de alguém excepcional em aquisição e retenção de clientes, mas que também conheça bem o nosso público. E não existe ninguém no mercado mais preparado do que o Roberto Lifshitz – diz Yoshimura.

Empreendedor Endeavor desde 2009, co-fundador do Minha Vida e Dieta e Saúde e com experiência de mais de 10 anos no mercado de assinaturas, Roberto era a peça que faltava para a Best Berry deslanchar. Com o novo fundador e os recursos da rodada anjo, a empresa saltou de 800 para 5 mil assinantes em menos de 6 meses.

Diferenciais, desafios e próximos passos

O grande desafio de todas as marcas é garantir espaço na prateleira do varejista, principalmente diante da tendência de os supermercados ficarem cada vez menores. “Em vez de passar meses prospectando redes varejistas para distribuir nossos snacks, podemos acelerar o time to market de novos produtos por meio da venda direta ao consumidor”, afirma Alberto Sasaki.

“Como controlamos toda a experiência de compra do assinante, construímos o relacionamento com o cliente, fundamental na construção de nossa marca”, complementa Roberto Lifschitz. “No futuro, isso alavancará a venda de itens adicionais e permitirá construir um negócio muito maior, demandando menos capital, pois possuímos canal de distribuição próprio e controlamos a cadeia de suprimentos” acrescenta Alberto.

De acordo com Alberto, ainda existe muito trabalho pela frente, o que inclui aprimorar o algoritmo de sugestão de sabores e ampliar a coleta e análise de dados, bem como expandir os canais de marketing e relacionamento, por exemplo.

“A Best Berry é uma empresa que acredita em pessoas acima de tudo”, afirma Roberto. Por isso, parte do investimento será dedicado para reforçar o time de Produto, Tecnologia e Marketing. O objetivo de todo esse investimento é atingir a meta dos fundadores de entregar 10 milhões de snacks em 2017, ajudando os consumidores brasileiros a comer sem culpa e de forma saudável.

Fonte: Revista Exame

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