logo_febrace
Trata-se da maior mostra brasileira de projetos pré-universitários em ciências e engenharia que começa no dia 13/3 na Poli-USP, em São Paulo.

A 16ª Edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontece de 13 a 15 de março na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), na capital paulista, apresentará 346 projetos feitos por estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e particulares do Brasil. Os finalistas foram selecionados entre mais de 2.250 mil projetos.

Além de ser a maior a mostra brasileira de projetos pré-universitários em ciências e engenharia, a Feira é uma vitrine do potencial dos jovens pesquisadores. “A FEBRACE apresenta projetos criativos, muitas vezes inovadores, que mostram o quanto nossos jovens são capazes de desenvolver soluções para problemas diversos usando metodologia e conhecimento científico ou tecnológico”, afirma a coordenadora da Feira, a professora Roseli de Deus Lopes, da Poli-USP. A mostra também é um termômetro das preocupações dos jovens cientistas. “Cerca de um terço dos projetos desta edição são de assuntos relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, biodiversidade”, destaca.

Na FEBRACE, os autores dos melhores trabalhos ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágios, num total aproximado de 300 prêmios. Como nas edições anteriores, também concorrerão a uma das nove vagas para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada em maio, em Pittsburgh, Pensilvânia, nos EUA.

Em paralelo à FEBRACE, será realizado o 2º Festival de Invenção e Criatividade (FIC) com oficinas, cursos e palestras para difundir a educação “mão na massa” entre estudantes professores e gestores do ensino básico. Um dos destaques da programação é a Mostra Interativa na qual os estudantes visitantes terão à disposição diversos materiais para criar experimentos e invenções. Para ambos os eventos são esperados cerca de 5 mil visitantes por dia.

Serviço: A mostra pública de projetos da FEBRACE 2018 será realizada entre 13 e 15 de março, das 14h às 19h, em uma tenda instalada no estacionamento da Escola Politécnica da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, nº 3, travessa 3, Cidade Universitária). As atividades do FIC serão realizadas dentro da FEBRACE. A entrada é franca para ambos.

Mais informações: www.febrace.org.br e www.ficmaker.org.br

Sobre a FEBRACE:
Promovida anualmente pela Poli-USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição conta com o apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS); do Ministério da Educação (MEC); do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); e do patrocínio da Samsung, Petrobrás e INTEL.

Sobre o FIC:
Organizado pelo CITI (POLI-USP), Lifelong Kindergarten (MIT Media Lab), Programaê (Fundação Lemann e Fundação Telefônica Vivo) e Rede de Aprendizagem Criativa, o FIC tem como objetivos divulgar, inspirar e facilitar a implementação de atividades de aprendizagem mão na massa em ambientes educacionais formais e não formais de todo o país. A educação mão na massa tem se popularizado pelo mundo e há hoje milhares de escolas com laboratórios com esta proposta. Nesses espaços, estudantes têm à disposição diversos materiais e equipamentos para criar experimentos e invenções, aprendendo na prática conceitos teóricos.