Medalha Armando Salles OliveiraOs professores Raúl González Lima e Marcelo Knörich Zuffo, da Escola Politécnica, foram agraciados em 2021 com a medalha Armando de Salles Oliveira.

A medalha é a mais alta honraria da Universidade e foi concedida pela contribuição de ambos no combate à pandemia, através do desenvolvimento do ventilador pulmonar ‘Inspire’. O projeto, que teve apoio e participação da AEP, foi desenvolvido de forma emergencial, pois os hospitais precisavam de respiradores para tratar as vítimas de Covid-19 e os modelos existentes, além de caros, estavam em falta devido à alta demanda.

Ao discursar, o Prof. Raúl González Lima ressaltou que a Profª Liedi Bernucci, diretora da Poli, convocou a comunidade a agir logo no início da pandemia. A atitude teve respaldo do politécnico e reitor da USP, Prof. Vahan Agopyan.

O Inspire teve a participação de várias unidades da universidade. Além da Poli e da Faculdade de Medicina, a Odontologia, a Veterinária, a Faculdade de Direito, o IPT, o IEE e instituições como a Marinha, o Senai e o InCor foram fundamentais no desenvolvimento e regulamentação do produto final.

A concessão da medalha foi aprovada pelo Conselho Universitário no dia 9 de março e a cerimônia de entrega foi realizada no dia 30 de setembro de 2021. Até então o projeto Inspire já havia produzido 921 equipamentos, a maioria distribuídos a 315 hospitais de 15 estados. Todos com fila de espera por respiração mecânica.

Armando de Salles Oliveira também foi politécnico. Formado em Engenharia Civil, seguiu carreira política e foi eleito governador do Estado de São Paulo, quando assinou o decreto de criação da USP, em 1934. Esta condecoração foi criada em 2008, para homenagear todos aqueles que contribuem para a valorização da Universidade de São Paulo.

Também receberam a medalha os professores da Faculdade de Medicina, Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Ester Cerdeira Sabino, Esper Georges Kallás e Paulo Hilário Nascimento Saldiva, pelo trabalho realizado frente à pandemia.

Confira aqui discurso do prof. Raúl González Lima, representando a Escola Politécnica. O evento completo pode ser acessado pelo link https://youtu.be/Ybvi3dk9ObU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *