tanqueLaboratório sediado na Poli-USP passa a integrar a rede do ITTC, entidade que reúne principais tanques e simuladores navais do mundo

O Tanque de Provas Numéricos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (TPN-USP) passou a fazer parte do International Towing Tank Conference (ITTC) neste ano de 2017, após ter seus trabalhos nas áreas de Experimentos em Tanque de Ondas e Simulações Navais reconhecidos pela comunidade científica internacional. O respeitado órgão, fundado em 1933, é uma associação independente de centros de pesquisa de hidrodinâmica, que oferece diretrizes para que os experimentos e simulações numéricas de embarcações sejam realizados dentro de um padrão de qualidade mundial.

Os membros do ITTC dão suporte para a indústria naval e instalações marítimas de diversos países, a partir dos rigorosos testes desenvolvidos nos laboratórios credenciados pela instituição. A integração do laboratório sediado na Escola Politécnica da USP à rede do ITTC foi concretizada após uma rigorosa análise das pesquisas realizadas pelo TPN, avaliação que levou em conta o número de publicações internacionais e o impacto da sua produção científica em nível mundial.

Além de ter a sua infraestrutura elencada entre os tanques e simuladores credenciados, dois docentes da Escola Politécnica da USP passaram a fazer parte dos comitês do ITTC: o professor Eduardo Aoun Tannuri do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos (PMR), e o professor Pedro Cardozo de Mello, coordenador de projetos e do Calibrador Hidrodinâmico (CH-TPN). Tannuri integra o comitê que trata de pesquisas envolvendo questões de manobrabilidade, enquanto Mello está no comitê sobre modelagem de condições ambientais.

TPN foi idealizado e é coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica (PNV), Kazuo Nishimoto. Trata-se de uma estrutura única no Brasil. Além do Calibrador Hidrodinâmico, onde está o tanque, propriamente dito, abriga o Centro de Simulações Náuticas e Portuárias, coordenado pelo professor Tannuri e composto por seis simuladores. “O ITCC reúne os principais laboratórios do mundo focados em desenvolvimento de tanques de prova e simuladores para engenharia e pesquisa. Ser credenciado nessa rede é um reconhecimento do alto nível dos trabalhos que executamos aqui”, destaca o docente. “Poucas instituições têm tanque e simulador credenciados no ITCC. Em geral, eles têm um ou outro. Essa ideia de juntar o numérico com o experimental, que foi concebida pelo professor Kazuo, nos torna únicos, pois são poucos os que têm ambas as capacitações”, acrescenta.

Inaugurado em 2010, o laboratório brasileiro é uma referência na área, e foi criado com o objetivo de auxiliar a Petrobras a solucionar os desafios tecnológicos na exploração de petróleo e gás na camada do pré-sal. Mais do que isso, hoje o TPN possui outras plataformas para testes, como o Simulador Marítimo Hidroviário, uma das facilities do Centro de Simulações do TPN que permite aos profissionais responsáveis pelas manobras de atracação em portos brasileiros realizar treinamentos de novas operações, por exemplo, e que também atende a diversos atores do setor, como órgãos de governo e empresas

O que é um Tanque de Provas Numérico – Um tanque de provas é um centro de tecnologia com uma estrutura que permite aos pesquisadores projetar e testar embarcações e seus materiais de maneira mais adequada para a sua aplicação prática, além de verificar a operação e manobra em ambiente offshore ou portuário. Trata-se de um laboratório que integra os testes físicos com os testes em computador, por meio de um simulador numérico capaz de representar matematicamente condições idênticas às geradas em um tanque físico, sem restrições dimensionais. Além disso, o simulador possui quase a totalidade dos portos brasileiros modelados, permitindo a realização de testes também de manobras em áreas restritas, considerando as condições ambientais típicas de cada região.

Este conhecimento gerado pelos pesquisadores permite à indústria projetar embarcações e operações seguras e adequadas para determinado cenário ambiental. Por exemplo, uma plataforma de petróleo utilizada na extração do petróleo na camada de pré-sal deve oferecer segurança de operação em um contexto de mar aberto, grande profundidade, ondas e correntes em determinado padrão que só ocorrem no litoral brasileiro.

O TPN possui um grande tanque, o Calibrador Hidrodinâmico, com pás em toda a sua borda, que se movem gerando ondas de maneira a simular a condição a que será submetida à embarcação sendo testada. Os dados obtidos com os testes não são suficientes para se ter uma noção precisa da realidade, para isso os dados são inseridos em um complexo programa de um supercomputador, capaz de realizar os cálculos que resultarão, com grande precisão, nas informações necessárias para o projeto em questão. Dessa forma, uma parte da simulação é feita fisicamente, e a outra por meio de cálculos.

Fonte: Poli-USP

 

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