Pela primeira vez, mulher ocupa o cargo de diretora da Poli. Homologação da chapa pelo reitor da Universidade será nesta quinta-feira (08/03)

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) tem uma nova diretoria. Pela primeira vez em sua história será administrada por uma mulher, Liedi Légi Bariani Bernucci, professora do Departamento de Engenharia de Transportes (PTR). A Poli terá o professor do Departamento de Engenharia Química (PQI), Reinaldo Giudici, como vice-diretor. Entre 2014 até janeiro deste ano, Bernucci ocupou a vice-diretoria da Poli. Giudici também já tem experiência na gestão: foi chefe do PQI por dez anos, se somados todos os mandatos.

A homologação de ambos nos respectivos cargos será feita pelo reitor da USP, professor Vahan Agopyan, nesta quinta-feira (08/03), no início da reunião do Conselho Técnico-Administrativo (CTA), às 14h, no auditório do Prédio da Administração da Poli, em São Paulo.

Bernucci e Giudici foram eleitos nesta quarta-feira (07/03) com 200 votos de 217 votos válidos. Conforme definiu portaria da Escola, podiam votar 279 membros do Colégio Eleitoral, composto por todos os participantes da Congregação e dos Conselhos dos Departamentos da Escola. Pela primeira vez, a Poli-USP adotou, para a eleição de Diretor e Vice-Diretor, um processo eletrônico de votação, além do convencional, em papel. O Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos encaminhou aos e-mails institucionais dos eleitores o endereço eletrônico do sistema de votação e a senha de acesso com a qual votaram. O sistema eletrônico contabilizou cada voto, assegurando sigilo e inviolabilidade ao processo.

Entre os destaques do programa-base para a gestão da Poli-USP para o período 2018-2022 estão: consolidar e aprimorar a reforma curricular proposta no âmbito da EC-3; ampliar a internacionalização, com oferta de mais cursos em inglês para atrair alunos estrangeiros; melhorar os indicadores dos programas de pós-graduação; ampliar as instituições parceiras no programa de duplo diploma; buscar mais parcerias para execução de pesquisas em cooperação; ter mais iniciativas como as da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), entre outras medidas.

Perfis – A professora Liedi Bernucci se formou na Poli em Engenharia Civil em 1981. Fez mestrado em Engenharia Geotécnica na Poli-USP, concluído em 1987. Parte da pesquisa foi desenvolvida em uma especialização feita no Institut Fuer Grundbau und Bodenmechanik – Eidgenoessische Technische Hochschule Zürich (ETHZ), na Suíça, onde permaneceu de 1984 a 1986 e fez também um doutorado-sanduíche. Tornou-se docente da Poli em 1986. Foi a primeira mulher a ocupar a vice-diretoria da Escola – antes disso, havia chefiado o Departamento de Engenharia de Transportes. Desde 1995, coordena o Laboratório de Tecnologia de Pavimentação (LTP).

Já Reinaldo Giudici graduou-se em Engenharia Química, em 1983, na própria Poli, quando recebeu o prêmio “Conde Armando Álvares Penteado”, oferecido anualmente pela Diretoria aos formados classificados entre os três melhores alunos. É mestre (1984-1986) e doutor (1986-1990) pela Poli-USP, tendo feito pós-doutoramento (1992-1993) na McMaster University, no Canadá. Desde outubro de 1984 é professor da Escola. Além do mérito acadêmico, também se destacou na gestão, ocupando por dez anos a chefia do PQI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *